poemario.js (Porto, 2014-2023)
Lib em JavaScript que permite programar textos (poemas, narrativas, cartas, etc.) seguindo procedimentos combinatórios. A maioria dos poemas listados em "Obras" usam o poemario.js de Rui Torres (conceito) e Nuno Ferreira (programação).
https://telepoesis.net/curso-breve/tutorial.html
Blog WordPress com registo de leituras criadas através dos motores textuais criados com o poemario.js. Comunidade de leitores (posts), Rui Torres (WP), Nuno Ferreira (WordPress, perl, PHP).
https://telepoesis.net/poemario
o exacerbar da solidão ou mil formas de (tentar) preencher um vazio (Porto, 2022)
Projeto artístico com texto gerado por computador. Encenação e produção: NAPALM (Companhia de Teatro Dança em Conjunto ou Alternadamente). Sónia Granja Barbosa (Seleção de textos e recolha lexical), Rui Torres (xml). Criado com o poemario.js.
https://telepoesis.net/o-exacerbar-da-solidao
https://po-ex.net/taxonomia/materialidades/performativas/napalm-o-exacerbar-da-solidao
Tópicos cartesianos atípicos (Porto, 2020)
Filosofia textual generativa a partir de quatro proposições fundamentais de René Descartes. Paulo Alexandre e Castro (seleção de proposições e criação do léxico), Rui Torres (xml, html). Criado com o poemario.js.
https://telepoesis.net/cartesianismos/index.html
Poemas no meio do caminho (Porto, 2020)
Motor textual com som. Rui Torres (xml, html), Luís Aly (som) e Nuno M Cardoso (voz). Poemas originalmente programados em Flash/ActionScript (Porto, 2008), recriados em 2020 com o poemario.js.
https://telepoesis.net/caminho_js
Motor textual com som, a partir de textos de Salette Tavares e léxico de Salette Tavares e Fernando Pessoa. Rui Torres (xml, html), Américo Rodrigues (voz). Poemas originalmente programados em Flash/ActionScript (Porto, 2010), , recriados em 2020 com o poemario.js.
https://telepoesis.net/brincadeiras_js
Amor de Clarice v.2 (Porto 2020)
Motor textual com som. Texto de Rui Torres a partir do conto «Amor» de Clarice Lispector e léxico de Clarice Lispector. Rui Torres (xml, html), Carlos Morgado e Luís Aly (som), Nuno M Cardoso (voz). Poemas originalmente programados em Flash/ActionScript (Porto, 2008), recriados em 2020 com o poemario.js.
https://telepoesis.net/amorclarice/v2_js
Húmus Poema Contínuo (Porto 2020)
Motor textual com som, a partir de «Húmus» de Herberto Helder (1967) e «Húmus» de Raul Brandão (1917). Rui Torres (xml, html, som), Luís Aly (som), Nuno M Cardoso (voz). Poemas originalmente programados em Flash/ActionScript (Chapel Hill e Porto, 1999-2008), recriados em 2020 com o poemario.js.
https://telepoesis.net/humus_js
1 corvo nunca mais (Porto 2020)
Motor textual, a partir da tradução de Fernando Pessoa de «O Corvo», da autoria de Edgar A. Poe. Rui Torres (xml, html), Luís Aly (som), Nuno M Cardoso (voz). Poemas originalmente programados em Flash/ActionScript (Porto, 2009), recriados em 2020 com o poemario.js.
https://telepoesis.net/pessoa_js
Do Peso e da Leveza (Porto 2020)
Motor textual com som, a partir de textos e léxico de Fernando Pessoa e Sophia de Mello Breyner Andersen. Rui Torres (xml, html), Luís Carlos Petry (imagens), Luís Aly (som). Poemas originalmente programados em Flash/ActionScript (Porto, 2009), recriados em 2020 com o poemario.js.
https://telepoesis.net/dopesoedaleveza_js
Motor textual com poema «Cantiga» de Salette Tavares, em diálogo com léxico de cantigas medievais. Rui Torres (xml, html). Poemas originalmente programados em Flash/ActionScript (Porto/Lisboa, 2012), recriados em 2020 com o poemario.js.
https://telepoesis.net/cantiga_js
Fakephone4a(n)droid (Porto e Barcelona, 2019)
Objecto mixed-media: cartões em tipografia, telefone com código transparente e poemas em cartão, app web. Rui Torres (xml, html), Luís Aly (som), Nuno M Cardoso (voz), text-to-speech (vozes). App web criada com o poemario.js.
https://telepoesis.net/fakephone
Lost in Translation (Porto, Lancaster e Barcelona, 2019)
Aventuras com tradução automática e text-to-speech. Rui Torres (xml, html), Luís Aly (som), text-to-speech (vozes). Criado com o poemario.js.
https://telepoesis.net/curso-breve/rui-torres/index.html
Abílio-José Santos: «era uma vez uma gata» e «interrogações» (Porto e Maia, 2019)
Releituras de obras de Abílio-José Santos criadas no contexto da exposição re:A-JS (Deve ler-se reage-se). Rui Torres (xml, html), Bruno Ministro e Diogo Marques (xml), Anabela Garcia (voz). Criado com o poemario.js.
https://telepoesis.net/abilio/index.html
Inspirado em poemas de António Gedeão, António Ramos Rosa, Fernando Pessoa, Herberto Helder, Miguel Torga e Ruy Belo. Rui Torres (xml, html), Luís Aly (som). Criado com o poemario.js.
Cushioned Fakescripts (Porto e Kassel, 2017)
Objeto com fragmentos impressos de código de diversas linguagens de programação, apropriados e adaptados para inclusão de poesia. Rui Torres (texto-código), Friedrich W. Block (tradução).
http://p-dpa.net/work/fakescripts
a separação:: a(n)estesia (Berkeley e Porto, 2016)
Motor textual, constelação, com som, apropriando discursos de propaganda, soundbites, slogans, advertisements e jingles variados. Rui Torres (xml, html, recolha e edição de som). Criado com o poemario.js.
https://telepoesis.net/aseparacao
Estou Vivo e Escrevo Sol (Berkeley, Bremen, Barcelona e Porto, 2016)
Motor textual, constelação, através de António Ramos Rosa com palavras corpos silêncios e sombras. Rui Torres (xml, html), Luís Aly (som), Nuno M Cardoso (voz). Criado com o poemario.js.
https://telepoesis.net/estou-vivo-e-escrevo-sol
Fantasia breve, a palavra-espuma (Porto, 2016)
O anagrama, para (e a partir de) Ana Hatherly. 9 textos em metamorfose (fantasia breve), 9 poemas em indeterminação (palavra-espuma). Festival Silêncio, cur. Fernando Aguiar. Rui Torres (xml, html), Nuno Ferreira (js). Criado com versão adaptada do poemario.js.
https://www.telepoesis.net/palavra-espuma
e-lit jazz (Porto e Victoria, 2016)
Re-situando a literatura eletrónica (e-lit) em termos de jazz, mas também fazendo riffs sobre a e-lit, abordando a e-lit como jazz. Performance teórica em múltiplas formas: improvisação, ensaio com dezessete parágrafos sobre e-lit. Rui Torres (xml, html), Sandy Baldwin (performance), Nuno Ferreira (wheel_of_fortunAly), Luís Aly (som). Criado com o poemario.js.
https://telepoesis.net/elitjazz
O fim do princípio de... (Porto, 2016)
Em resposta a convite de Pedro Eiras, org. Seminários do Fim do Mundo (Série IV, 2016, FLUP). Interrogações, provocações... os fins como metamorfose; o texto programado e múltiplo como porta (solstício), passagem, novo início. O fim do princípio do fim de... Rui Torres (xml, html). Criado com o poemario.js.
https://telepoesis.net/fimdomundo
Oceanografias (a memória da água) (Berkeley, 2016)
Releitura de «Oceanografias (a memória da água)», de Antero de Alda, originalmente programado num microcomputador Sinclair ZX Spectrum (Sever do Vouga, 1/1/1986). Rui Torres (xml, html). Criado com o poemario.js.
https://po-ex.net/taxonomia/materialidades/digitais/antero-de-alda-oceanografias-a-memoria-da-agua
// A fakescript for your faked life (Porto e Berkeley, 2016)
Apenas um script simples e falso em Basic, Java, C e Perl. Criado para Faz tu mesmx - arte por instrução (17 de abril a 21 de maio de 2016), convite de Media Instáveis. Rui Torres (conceito e programação textual) e Nuno Ferreira (programação textual), Ana Carvalho, Margarida Carvalho, Sofia Ponte e paula roush (curadoria).
https://telepoesis.net/fakescript.html
http://media-instaveis.tumblr.com/faz_tu_mesmx
Fakescripts para Ponte de Lima (Porto e Ponte de Lima, 2016)
Poemas coloridos impressos em papel autocolante transparente para inserção em bancos de jardins criados no contexto do Lethes Art (Ponte de Lima, 2016 e 2017). Rui Torres (conceito e programação textual), Nuno Ferreira (programação textual).
https://telepoesis.net/fakescripts
Gerador de Homeóstatos (Porto, 2015)
Inspirado nos Homeóstatos de José-Alberto Marques. Motor textual com gerador de homeóstatos com léxico seleccionado. Rui Torres (conceito, xml), Nuno Ferreira (html, js). Criado no contexto da «Homenagem aos Homeóstatos de José-Alberto Marques» pelo Arquivo Digital da PO.EX. Criado com uma versão adaptada do poemario.js.
https://www.telepoesis.net/homeostatos
https://po-ex.net/taxonomia/materialidades/digitais/rui-torres-nuno-ferreira-gerador-de-homeostatos
Cyberliterature (1977-1993) (Porto, 2015)
Poemas originalmente programados por Pedro Barbosa em 1976 usando os programas de geração textual «Permuta» e «Texal» em Fortran, Algol, Neat, Basic e BCPL. Rui Torres (xml), Carlos Amaral (js, html, css, traduções). Criado com uma versão adaptada do poemario.js.
https://collection.eliterature.org/3/work.html?work=cyberliterature
https://www.po-ex.net/pedrobarbosa/PB_ELC3.html
Textos de E. M. de Melo e Castro originalmente publicados em «Álea e Vazio» (1971). Rui Torres (xml, html). Criado com o poemario.js.
Poeta Artificial (Porto, 2014)
Paródia com a notícia difundida pela UC e pela Lusa em 20/03/2014: "PoeTryMe: investigador da U. Coimbra cria o primeiro «poeta artificial» português. Hugo Oliveira, investigador da Universidade de Coimbra, criou o PoeTryMe, um sistema informático que gera poemas em menos de um minuto"... Rui Torres (xml, html). Criado com o poemario.js.
https://telepoesis.net/poeta_artificial
Amor de Clarice (Chapel Hill e Porto, 1999-2005)
Texto de Rui Torres a partir de «Amor», de Clarice Lispector. Poesia animada por computador, interativa, com som e vídeo. Rui Torres (Flash/AS), Carlos Morgado (música), Luis Aly (som), Ana Carvalho (vídeo), Nuno M Cardoso (voz).
https://telepoesis.net/amorclarice
(URL da versão Flash original, obsoleta)
https://conifer.rhizome.org/elo/amor-de-clarice/20210426193650$br:chrome:76/http://www.amordeclarice.com/amordeclarice/index.html
(Versão Flash restaurada pelo Electronic Literature Lab com Conifer)
https://po-ex.net/taxonomia/materialidades/digitais/rui-torres-amor-de-clarice
(Imagens e sons)
http://collection.eliterature.org/2/works/torres_amordeclarice.html
(Electronic Literature Collection, Volume 2)
Poemário (editor de poesia combinatória) (Porto, 2008)
Editor GUI para criação de poemas combinatórios, com possibilidade de estes serem gravados numa galeria de poemas do telepoesis.net. Recursos utilizados: Flash, Actionscript 3, perl, PHP. Colaborações: Nuno F. Ferreira (programação).
Cantiga (Porto e Lisboa, 2012)
Motor textual com diálogo entre cantigas medievais (a poesia do trovadorismo) e a releitura que delas foi feita por Salette Tavares. Desenho, conceito e programação textual: Rui Torres. Imagem de fundo: Desenhos, inscrições e rubricas dos séculos XV e XVI do Cancioneiro da Ajuda. Fontes utilizadas: AuldMagick font (2011, AgaSilva) e Mawns Graffiti (2010, Måns Grebäck). Léxico usado na combinatória textual: Cantigas Medievais Galego Portuguesas (base de dados online + Instituto de Estudos Medievais, FCSH/NOVA).
https://telepoesis.net/cantiga
(URL da versão Flash original, obsoleta)
PoemAds - Sob o signo da devoração (Porto, 2012)
Motor textual, animação, a partir de slogans publicitários. Corpus: slogans publicitários de manteigas, cervejas, águas, carros, refrigerantes, bancos, cartões de crédito, champôs, supermercados. Léxico: Outros Slogans publicitários disponíveis em linha. Fontes (tipográficas) utilizadas: The League of Moveable Type's Open Fonts. Recursos utilizados: Flash/Actionscript. Colaboradores: Nuno Ferreira.
https://telepoesis.net/poemads
(URL da versão Flash original, obsoleta)
http://anthology.elmcip.net/works/sob-o-signo-da-devoracao.html
(In: Anthology of European Electronic Literature)
8 brincadeiras para Salette Tavares (Porto, 2010)
Motor textual, animação, a partir de textos de Salette Tavares e léxico de Salette Tavares e Fernando Pessoa. Convite do Dia da Poesia, Centro Cultural de Belém, Lisboa, 21 de Março de 2010. Recursos utilizados: Flash/Actionscript. Colaboradores: Rodrigo Melo, Nuno F. Ferreira.
https://telepoesis.net/brincadeiras
(URL da versão Flash original, obsoleta)
Streamflow Conditions: Poems in the Middle of the Road (Porto, 2009)
Motor textual, com som, a partir de textos e léxico de Rui Torres, Fernando Pessoa e Sophia de Mello Breyner Andersen. Realizado no âmbito do evento Streamflow Conditions curated by Judd Morrissey for Subito Press. Recursos utilizados: Flash/Actionscript, Twitter API. Colaboradores: Nuno F. Ferreira (programação) e Luís Carlos Petry (imagens).
https://telepoesis.net/streamflowconditions
(URL da versão Flash original, obsoleta)
Do Peso e da Leveza (Porto, 2009)
Motor textual, com som, a partir de textos e léxico de Fernando Pessoa e Sophia de Mello Breyner Andersen. Realizado no âmbito e por convite das Oficinas do Convento de 2009, Conversas à Volta do Peso e da Leveza, Montemor-o-Novo. Recursos utilizados: Flash/Actionscript. Colaboradores: Nuno F. Ferreira (programação) e Luís Carlos Petry (imagens).
https://telepoesis.net/dopesoedaleveza
(URL da versão Flash original, obsoleta)
Um Corvo Nunca Mais (Porto, 2009)
Motor textual, com som, a partir da tradução de Fernando Pessoa de "O Corvo", da autoria de Edgar A. Poe. Realizado a convite do Núcleo de Estudos do Modernismo em Língua Portuguesa da UFP. Recursos utilizados: Flash/Actionscript. Colaboradores: Nuno F. Ferreira (programação), Nuno M. Cardoso (voz) e Luís Carlos Petry (imagens).
https://telepoesis.net/pessoa/menu.html
(URL da versão Flash original, obsoleta)
Húmus Poema Contínuo (Porto, 2008)
Motor textual, som, texto animado a partir de Húmus de Herberto Helder (1967) e Húmus de Raul Brandão (1917). Recursos utilizados: Flash, Actionscript, XML. Colaborações: Programação de Nuno F. Ferreira, Som de Luís Aly & Rui Torres, Voz de Nuno M. Cardoso. Também publicado em CD-ROM (versão melhorada) no livro Herberto Helder Leitor de Raul Brandão (Porto, Ed. UFP, 2010).
https://telepoesis.net/humus/humus_index.html
(URL da versão Flash original, obsoleta)
https://telepoesis.net/humuspoemacontinuo/humus.html
(URL da versão Flash publicada em CD-ROM, obsoleta)
Poemas no meio do caminho (Porto, 2008)
Motor textual, com som. Recursos utilizados: Flash/Actionscript. Colaboradores: Nuno F. Ferreira (programação), Luís Aly (texturas sonoras), Nuno M. Cardoso (voz), Luís Carlos Petry (imagens da v. horizontal). 4t Premi Internacional "Ciutat de Vinaròs" de Literatura Digital.
https://telepoesis.net/caminho
(URL da versão Flash original, obsoleta)
https://collection.eliterature.org/2/works/torres_poemas_caminho.html
(Electronic Literature Collection, Volume 2)
Amor de Clarice (v.2) (Porto, 2008)
Motor textual, som, texto animado. Recursos utilizados: Flash, Actionscript, XML. Colaborações: Nuno F. Ferreira (Programação), Carlos Morgado & Luís Aly (som), Nuno M. Cardoso (voz). Textos de Rui Torres e Clarice Lispector.
https://telepoesis.net/amorclarice/v2/amor_index.html
(URL da versão Flash original, obsoleta)
Poemas encontrados (Porto, 2007)
A partir de (textos e ideias de) António Aragão. Realizado no âmbito do projecto CD-ROM da PO.EX como experiência com Tipografia, colagem, RSS. Recursos utilizados: Flash, Actionscript, PHP. Colaboradores: Jared Tarbel, Nuno F. Ferreira (programação).
Amor-mundo ou a vida esse sonho triste (São Paulo, Pequim e Porto, 2006)
Texto animado, som. Recursos Utilizados: Flash, Actionscript, XML. Colaboradores: Jared Tarbel (programação), Filipe Valpereiro e Nuno F. Ferreira (programação de som), Sérgio Bairon e Luís Aly (som), Nuno M. Cardoso (voz). Texto de Rui Torres a partir de poemas de Florbela Espanca.. Qiu Keman (tradução, voz)
https://telepoesis.net/amor-mundo
(URL da versão Flash original, obsoleta)
https://po-ex.net/taxonomia/materialidades/digitais/rui-torres-amor-mundo-ou-a-vida
(Imagens e Vídeos)
http://www.revistainteract.pt/memory/14/lab/ruitorres/index.html
(In: Revista Interact, obsoleta)
Mar de Sophia (São Paulo e Porto, 2005)
Motor textual, som, texto animado. Recursos Utilizados: Flash, Actionscript, XML, PHP, python. Colaboradores: Nuno F. Ferreira (programação), Filipe Valpereiro (programação de som), Sérgio Bairon, Luís Aly (som), Nuno M. Cardoso (voz). Texto escrito a partir de Sophia Andresen & Lewis Carroll.
https://telepoesis.net/mardesophia
(URL da versão Flash original, obsoleta)
Tema procura-se (Porto, 2004)
Motor textual, com som. Primeiro trabalho explorando a técnica combinatória em meio digital, integrando-a na poesia animada multimediática. Recursos Utilizados: Flash, Actionscript, XML. Colaboradores: Nuno M. Cardoso (voz).
https://telepoesis.net/tema
(URL da versão Flash original, obsoleta)
Untitled (for Ana Mendieta) (Chapel Hill, 1998)
Primeiras experiências com animação, interactividade. O efémero na arte Ana Mendieta servindo de base ao primeiro questionamento hipermediático acerca do inarquivável, ou do arquivo do nada, o do silêncio.
https://telepoesis.net/untitled
(URL da versão Flash original, obsoleta)