rui torres @telepoesis | poesia, ensino, investigação

ensino | livros & revistas | artigos | conferências | projetos | poesi@s | diálogos

PT | EN


Ferramentas


Poemário poemario.js (Porto, 2014-2023)

Lib em JavaScript que permite programar textos (poemas, narrativas, cartas, etc.) seguindo procedimentos combinatórios. A maioria dos poemas listados em "Obras" usam o poemario.js de Rui Torres (conceito) e Nuno Ferreira (programação).

https://telepoesis.net/curso-breve/tutorial.html



Poemário Poemário (Porto, 2008-2023)

Blog WordPress com registo de leituras criadas através dos motores textuais criados com o poemario.js. Comunidade de leitores (posts), Rui Torres (WP), Nuno Ferreira (WordPress, perl, PHP).

https://telepoesis.net/poemario



Obras


o exacerbar da solidão ou mil formas de (tentar) preencher um vazio o exacerbar da solidão ou mil formas de (tentar) preencher um vazio (Porto, 2022)

Projeto artístico com texto gerado por computador. Encenação e produção: NAPALM (Companhia de Teatro Dança em Conjunto ou Alternadamente). Sónia Granja Barbosa (Seleção de textos e recolha lexical), Rui Torres (xml). Criado com o poemario.js.

https://telepoesis.net/o-exacerbar-da-solidao

https://po-ex.net/taxonomia/materialidades/performativas/napalm-o-exacerbar-da-solidao



Tópicos cartesianos atípicos Tópicos cartesianos atípicos (Porto, 2020)

Filosofia textual generativa a partir de quatro proposições fundamentais de René Descartes. Paulo Alexandre e Castro (seleção de proposições e criação do léxico), Rui Torres (xml, html). Criado com o poemario.js.

https://telepoesis.net/cartesianismos/index.html



Poemas no meio do caminho Poemas no meio do caminho (Porto, 2020)

Motor textual com som. Rui Torres (xml, html), Luís Aly (som) e Nuno M Cardoso (voz). Poemas originalmente programados em Flash/ActionScript (Porto, 2008), recriados em 2020 com o poemario.js.

https://telepoesis.net/caminho_js



brin cadeiras brin cadeiras (Porto 2020)

Motor textual com som, a partir de textos de Salette Tavares e léxico de Salette Tavares e Fernando Pessoa. Rui Torres (xml, html), Américo Rodrigues (voz). Poemas originalmente programados em Flash/ActionScript (Porto, 2010), , recriados em 2020 com o poemario.js.

https://telepoesis.net/brincadeiras_js



Amor de Clarice Amor de Clarice v.2 (Porto 2020)

Motor textual com som. Texto de Rui Torres a partir do conto «Amor» de Clarice Lispector e léxico de Clarice Lispector. Rui Torres (xml, html), Carlos Morgado e Luís Aly (som), Nuno M Cardoso (voz). Poemas originalmente programados em Flash/ActionScript (Porto, 2008), recriados em 2020 com o poemario.js.

https://telepoesis.net/amorclarice/v2_js



Húmus Poema Contínuo Húmus Poema Contínuo (Porto 2020)

Motor textual com som, a partir de «Húmus» de Herberto Helder (1967) e «Húmus» de Raul Brandão (1917). Rui Torres (xml, html, som), Luís Aly (som), Nuno M Cardoso (voz). Poemas originalmente programados em Flash/ActionScript (Chapel Hill e Porto, 1999-2008), recriados em 2020 com o poemario.js.

https://telepoesis.net/humus_js



1 corvo nunca mais 1 corvo nunca mais (Porto 2020)

Motor textual, a partir da tradução de Fernando Pessoa de «O Corvo», da autoria de Edgar A. Poe. Rui Torres (xml, html), Luís Aly (som), Nuno M Cardoso (voz). Poemas originalmente programados em Flash/ActionScript (Porto, 2009), recriados em 2020 com o poemario.js.

https://telepoesis.net/pessoa_js



Do Peso e da Leveza Do Peso e da Leveza (Porto 2020)

Motor textual com som, a partir de textos e léxico de Fernando Pessoa e Sophia de Mello Breyner Andersen. Rui Torres (xml, html), Luís Carlos Petry (imagens), Luís Aly (som). Poemas originalmente programados em Flash/ActionScript (Porto, 2009), recriados em 2020 com o poemario.js.

https://telepoesis.net/dopesoedaleveza_js



Cantiga Cantiga (Porto 2020)

Motor textual com poema «Cantiga» de Salette Tavares, em diálogo com léxico de cantigas medievais. Rui Torres (xml, html). Poemas originalmente programados em Flash/ActionScript (Porto/Lisboa, 2012), recriados em 2020 com o poemario.js.

https://telepoesis.net/cantiga_js



Fakephone4a(n)droid Fakephone4a(n)droid (Porto e Barcelona, 2019)

Objecto mixed-media: cartões em tipografia, telefone com código transparente e poemas em cartão, app web. Rui Torres (xml, html), Luís Aly (som), Nuno M Cardoso (voz), text-to-speech (vozes). App web criada com o poemario.js.

https://telepoesis.net/fakephone



Lost in Translation Lost in Translation (Porto, Lancaster e Barcelona, 2019)

Aventuras com tradução automática e text-to-speech. Rui Torres (xml, html), Luís Aly (som), text-to-speech (vozes). Criado com o poemario.js.

https://telepoesis.net/curso-breve/rui-torres/index.html



re:A-JS (Deve ler-se reage-se) Abílio-José Santos: «era uma vez uma gata» e «interrogações» (Porto e Maia, 2019)

Releituras de obras de Abílio-José Santos criadas no contexto da exposição re:A-JS (Deve ler-se reage-se). Rui Torres (xml, html), Bruno Ministro e Diogo Marques (xml), Anabela Garcia (voz). Criado com o poemario.js.

https://telepoesis.net/abilio/index.html



Árvore Árvore (Porto, 2018)

Inspirado em poemas de António Gedeão, António Ramos Rosa, Fernando Pessoa, Herberto Helder, Miguel Torga e Ruy Belo. Rui Torres (xml, html), Luís Aly (som). Criado com o poemario.js.

https://telepoesis.net/arvore



Cushioned Fakescripts Cushioned Fakescripts (Porto e Kassel, 2017)

Objeto com fragmentos impressos de código de diversas linguagens de programação, apropriados e adaptados para inclusão de poesia. Rui Torres (texto-código), Friedrich W. Block (tradução).

http://p-dpa.net/work/fakescripts



a separação:: a(n)estesia a separação:: a(n)estesia (Berkeley e Porto, 2016)

Motor textual, constelação, com som, apropriando discursos de propaganda, soundbites, slogans, advertisements e jingles variados. Rui Torres (xml, html, recolha e edição de som). Criado com o poemario.js.

https://telepoesis.net/aseparacao



Estou Vivo e Escrevo Sol Estou Vivo e Escrevo Sol (Berkeley, Bremen, Barcelona e Porto, 2016)

Motor textual, constelação, através de António Ramos Rosa com palavras corpos silêncios e sombras. Rui Torres (xml, html), Luís Aly (som), Nuno M Cardoso (voz). Criado com o poemario.js.

https://telepoesis.net/estou-vivo-e-escrevo-sol



Fantasia breve, a palavra-espuma Fantasia breve, a palavra-espuma (Porto, 2016)

O anagrama, para (e a partir de) Ana Hatherly. 9 textos em metamorfose (fantasia breve), 9 poemas em indeterminação (palavra-espuma). Festival Silêncio, cur. Fernando Aguiar. Rui Torres (xml, html), Nuno Ferreira (js). Criado com versão adaptada do poemario.js.

https://www.telepoesis.net/palavra-espuma



e-lit jazz e-lit jazz (Porto e Victoria, 2016)

Re-situando a literatura eletrónica (e-lit) em termos de jazz, mas também fazendo riffs sobre a e-lit, abordando a e-lit como jazz. Performance teórica em múltiplas formas: improvisação, ensaio com dezessete parágrafos sobre e-lit. Rui Torres (xml, html), Sandy Baldwin (performance), Nuno Ferreira (wheel_of_fortunAly), Luís Aly (som). Criado com o poemario.js.

https://telepoesis.net/elitjazz



O fim do princípio de... O fim do princípio de... (Porto, 2016)

Em resposta a convite de Pedro Eiras, org. Seminários do Fim do Mundo (Série IV, 2016, FLUP). Interrogações, provocações... os fins como metamorfose; o texto programado e múltiplo como porta (solstício), passagem, novo início. O fim do princípio do fim de... Rui Torres (xml, html). Criado com o poemario.js.

https://telepoesis.net/fimdomundo



Oceanografias Oceanografias (a memória da água) (Berkeley, 2016)

Releitura de «Oceanografias (a memória da água)», de Antero de Alda, originalmente programado num microcomputador Sinclair ZX Spectrum (Sever do Vouga, 1/1/1986). Rui Torres (xml, html). Criado com o poemario.js.

https://po-ex.net/taxonomia/materialidades/digitais/antero-de-alda-oceanografias-a-memoria-da-agua



// A fakescript for your faked life // A fakescript for your faked life (Porto e Berkeley, 2016)

Apenas um script simples e falso em Basic, Java, C e Perl. Criado para Faz tu mesmx - arte por instrução (17 de abril a 21 de maio de 2016), convite de Media Instáveis. Rui Torres (conceito e programação textual) e Nuno Ferreira (programação textual), Ana Carvalho, Margarida Carvalho, Sofia Ponte e paula roush (curadoria).

https://telepoesis.net/fakescript.html

http://media-instaveis.tumblr.com/faz_tu_mesmx



Fakescripts for Ponte de Lima Fakescripts para Ponte de Lima (Porto e Ponte de Lima, 2016)

Poemas coloridos impressos em papel autocolante transparente para inserção em bancos de jardins criados no contexto do Lethes Art (Ponte de Lima, 2016 e 2017). Rui Torres (conceito e programação textual), Nuno Ferreira (programação textual).

https://telepoesis.net/fakescripts



Gerador de Homeóstatos Gerador de Homeóstatos (Porto, 2015)

Inspirado nos Homeóstatos de José-Alberto Marques. Motor textual com gerador de homeóstatos com léxico seleccionado. Rui Torres (conceito, xml), Nuno Ferreira (html, js). Criado no contexto da «Homenagem aos Homeóstatos de José-Alberto Marques» pelo Arquivo Digital da PO.EX. Criado com uma versão adaptada do poemario.js.

https://www.telepoesis.net/homeostatos

https://po-ex.net/taxonomia/materialidades/digitais/rui-torres-nuno-ferreira-gerador-de-homeostatos



Ciberliteratura Cyberliterature (1977-1993) (Porto, 2015)

Poemas originalmente programados por Pedro Barbosa em 1976 usando os programas de geração textual «Permuta» e «Texal» em Fortran, Algol, Neat, Basic e BCPL. Rui Torres (xml), Carlos Amaral (js, html, css, traduções). Criado com uma versão adaptada do poemario.js.

https://collection.eliterature.org/3/work.html?work=cyberliterature

https://www.po-ex.net/pedrobarbosa/PB_ELC3.html



Álea e Vazio Álea e Vazio (Porto, 2014)

Textos de E. M. de Melo e Castro originalmente publicados em «Álea e Vazio» (1971). Rui Torres (xml, html). Criado com o poemario.js.

https://po-ex.net/taxonomia/materialidades/digitais/e-m-de-melo-e-castro-alea-e-vazio-retextualizacoes



Poeta Artificial Poeta Artificial (Porto, 2014)

Paródia com a notícia difundida pela UC e pela Lusa em 20/03/2014: "PoeTryMe: investigador da U. Coimbra cria o primeiro «poeta artificial» português. Hugo Oliveira, investigador da Universidade de Coimbra, criou o PoeTryMe, um sistema informático que gera poemas em menos de um minuto"... Rui Torres (xml, html). Criado com o poemario.js.

https://telepoesis.net/poeta_artificial



Amor de Clarice Amor de Clarice (Chapel Hill e Porto, 1999-2005)

Texto de Rui Torres a partir de «Amor», de Clarice Lispector. Poesia animada por computador, interativa, com som e vídeo. Rui Torres (Flash/AS), Carlos Morgado (música), Luis Aly (som), Ana Carvalho (vídeo), Nuno M Cardoso (voz).

https://telepoesis.net/amorclarice
(URL da versão Flash original, obsoleta)

https://conifer.rhizome.org/elo/amor-de-clarice/20210426193650$br:chrome:76/http://www.amordeclarice.com/amordeclarice/index.html
(Versão Flash restaurada pelo Electronic Literature Lab com Conifer)

https://po-ex.net/taxonomia/materialidades/digitais/rui-torres-amor-de-clarice
(Imagens e sons)

http://collection.eliterature.org/2/works/torres_amordeclarice.html
(Electronic Literature Collection, Volume 2)



Obras (in)disponíveis


Poemário - editor Poemário (editor de poesia combinatória) (Porto, 2008)

Editor GUI para criação de poemas combinatórios, com possibilidade de estes serem gravados numa galeria de poemas do telepoesis.net. Recursos utilizados: Flash, Actionscript 3, perl, PHP. Colaborações: Nuno F. Ferreira (programação).



Cantiga Cantiga (Porto e Lisboa, 2012)

Motor textual com diálogo entre cantigas medievais (a poesia do trovadorismo) e a releitura que delas foi feita por Salette Tavares. Desenho, conceito e programação textual: Rui Torres. Imagem de fundo: Desenhos, inscrições e rubricas dos séculos XV e XVI do Cancioneiro da Ajuda. Fontes utilizadas: AuldMagick font (2011, AgaSilva) e Mawns Graffiti (2010, Måns Grebäck). Léxico usado na combinatória textual: Cantigas Medievais Galego Portuguesas (base de dados online + Instituto de Estudos Medievais, FCSH/NOVA).

https://telepoesis.net/cantiga
(URL da versão Flash original, obsoleta)



PoemAds PoemAds - Sob o signo da devoração (Porto, 2012)

Motor textual, animação, a partir de slogans publicitários. Corpus: slogans publicitários de manteigas, cervejas, águas, carros, refrigerantes, bancos, cartões de crédito, champôs, supermercados. Léxico: Outros Slogans publicitários disponíveis em linha. Fontes (tipográficas) utilizadas: The League of Moveable Type's Open Fonts. Recursos utilizados: Flash/Actionscript. Colaboradores: Nuno Ferreira.

https://telepoesis.net/poemads
(URL da versão Flash original, obsoleta)

http://anthology.elmcip.net/works/sob-o-signo-da-devoracao.html
(In: Anthology of European Electronic Literature)



8 brincaderias 8 brincadeiras para Salette Tavares (Porto, 2010)

Motor textual, animação, a partir de textos de Salette Tavares e léxico de Salette Tavares e Fernando Pessoa. Convite do Dia da Poesia, Centro Cultural de Belém, Lisboa, 21 de Março de 2010. Recursos utilizados: Flash/Actionscript. Colaboradores: Rodrigo Melo, Nuno F. Ferreira.

https://telepoesis.net/brincadeiras
(URL da versão Flash original, obsoleta)



StreamFlowConditions Streamflow Conditions: Poems in the Middle of the Road (Porto, 2009)

Motor textual, com som, a partir de textos e léxico de Rui Torres, Fernando Pessoa e Sophia de Mello Breyner Andersen. Realizado no âmbito do evento Streamflow Conditions curated by Judd Morrissey for Subito Press. Recursos utilizados: Flash/Actionscript, Twitter API. Colaboradores: Nuno F. Ferreira (programação) e Luís Carlos Petry (imagens).

https://telepoesis.net/streamflowconditions
(URL da versão Flash original, obsoleta)



Do peso e da leveza Do Peso e da Leveza (Porto, 2009)

Motor textual, com som, a partir de textos e léxico de Fernando Pessoa e Sophia de Mello Breyner Andersen. Realizado no âmbito e por convite das Oficinas do Convento de 2009, Conversas à Volta do Peso e da Leveza, Montemor-o-Novo. Recursos utilizados: Flash/Actionscript. Colaboradores: Nuno F. Ferreira (programação) e Luís Carlos Petry (imagens).

https://telepoesis.net/dopesoedaleveza
(URL da versão Flash original, obsoleta)



1 corvo nunca mais Um Corvo Nunca Mais (Porto, 2009)

Motor textual, com som, a partir da tradução de Fernando Pessoa de "O Corvo", da autoria de Edgar A. Poe. Realizado a convite do Núcleo de Estudos do Modernismo em Língua Portuguesa da UFP. Recursos utilizados: Flash/Actionscript. Colaboradores: Nuno F. Ferreira (programação), Nuno M. Cardoso (voz) e Luís Carlos Petry (imagens).

https://telepoesis.net/pessoa/menu.html
(URL da versão Flash original, obsoleta)



Húmus Húmus Poema Contínuo (Porto, 2008)

Motor textual, som, texto animado a partir de Húmus de Herberto Helder (1967) e Húmus de Raul Brandão (1917). Recursos utilizados: Flash, Actionscript, XML. Colaborações: Programação de Nuno F. Ferreira, Som de Luís Aly & Rui Torres, Voz de Nuno M. Cardoso. Também publicado em CD-ROM (versão melhorada) no livro Herberto Helder Leitor de Raul Brandão (Porto, Ed. UFP, 2010).

https://telepoesis.net/humus/humus_index.html
(URL da versão Flash original, obsoleta)

https://telepoesis.net/humuspoemacontinuo/humus.html
(URL da versão Flash publicada em CD-ROM, obsoleta)



Poemas no meio do caminho Poemas no meio do caminho (Porto, 2008)

Motor textual, com som. Recursos utilizados: Flash/Actionscript. Colaboradores: Nuno F. Ferreira (programação), Luís Aly (texturas sonoras), Nuno M. Cardoso (voz), Luís Carlos Petry (imagens da v. horizontal). 4t Premi Internacional "Ciutat de Vinaròs" de Literatura Digital.

https://telepoesis.net/caminho
(URL da versão Flash original, obsoleta)

https://collection.eliterature.org/2/works/torres_poemas_caminho.html
(Electronic Literature Collection, Volume 2)



Amor de Clarice v.2 Amor de Clarice (v.2) (Porto, 2008)

Motor textual, som, texto animado. Recursos utilizados: Flash, Actionscript, XML. Colaborações: Nuno F. Ferreira (Programação), Carlos Morgado & Luís Aly (som), Nuno M. Cardoso (voz). Textos de Rui Torres e Clarice Lispector.

https://telepoesis.net/amorclarice/v2/amor_index.html
(URL da versão Flash original, obsoleta)



Encontrados Poemas encontrados (Porto, 2007)

A partir de (textos e ideias de) António Aragão. Realizado no âmbito do projecto CD-ROM da PO.EX como experiência com Tipografia, colagem, RSS. Recursos utilizados: Flash, Actionscript, PHP. Colaboradores: Jared Tarbel, Nuno F. Ferreira (programação).



Amor-mundo Amor-mundo ou a vida esse sonho triste (São Paulo, Pequim e Porto, 2006)

Texto animado, som. Recursos Utilizados: Flash, Actionscript, XML. Colaboradores: Jared Tarbel (programação), Filipe Valpereiro e Nuno F. Ferreira (programação de som), Sérgio Bairon e Luís Aly (som), Nuno M. Cardoso (voz). Texto de Rui Torres a partir de poemas de Florbela Espanca.. Qiu Keman (tradução, voz)

https://telepoesis.net/amor-mundo
(URL da versão Flash original, obsoleta)

https://po-ex.net/taxonomia/materialidades/digitais/rui-torres-amor-mundo-ou-a-vida
(Imagens e Vídeos)

http://www.revistainteract.pt/memory/14/lab/ruitorres/index.html
(In: Revista Interact, obsoleta)



Mar de Sophia Mar de Sophia (São Paulo e Porto, 2005)

Motor textual, som, texto animado. Recursos Utilizados: Flash, Actionscript, XML, PHP, python. Colaboradores: Nuno F. Ferreira (programação), Filipe Valpereiro (programação de som), Sérgio Bairon, Luís Aly (som), Nuno M. Cardoso (voz). Texto escrito a partir de Sophia Andresen & Lewis Carroll.

https://telepoesis.net/mardesophia
(URL da versão Flash original, obsoleta)



Tema procura-se Tema procura-se (Porto, 2004)

Motor textual, com som. Primeiro trabalho explorando a técnica combinatória em meio digital, integrando-a na poesia animada multimediática. Recursos Utilizados: Flash, Actionscript, XML. Colaboradores: Nuno M. Cardoso (voz).

https://telepoesis.net/tema
(URL da versão Flash original, obsoleta)



Untitled Untitled (for Ana Mendieta) (Chapel Hill, 1998)

Primeiras experiências com animação, interactividade. O efémero na arte Ana Mendieta servindo de base ao primeiro questionamento hipermediático acerca do inarquivável, ou do arquivo do nada, o do silêncio.

https://telepoesis.net/untitled
(URL da versão Flash original, obsoleta)




rui arroba telepoesis ponto net | 2023